Nos pênaltis, a anfitriã Rússia eliminou a favorita Espanha, após um empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, e se garantiu nas quartas de final da Copa do Mundo de 2018.
A “Roja” abriu o placar rapidamente, com um gol contra de tornozelo de Ignashevich, e dava indícios de que não teria dificuldades para encaminhar sua classificação. Mas a Rússia, mesmo em desvantagem, não abriu mão de sua postura defensiva e ainda conseguiu achar um tento de empate, em um pênalti bobo de Piqué e convertido por Dzyuba.
Durante o restante da partida, a Espanha apenas rodou a bola de um lado para o outro, porém não conseguiu ser incisiva, a não ser na reta final da prorrogação, em uma boa jogada individual do hispano-brasileiro Rodrigo.
Nas penalidades, Koke e Aspas pararam no goleiro Akinfeev, o herói da histórica classificação da Rússia para as quartas de final. Essa é a primeira vez após o fim da União Soviética que o país chega tão longe em uma Copa do Mundo.
Já a Espanha era tida como candidata ao título, mas viu seu favoritismo diminuir com a saída do técnico Julen Lopetegui, demitido por ter aceitado um convite para treinar o Real Madrid às vésperas da abertura da Copa.
Na próxima fase, a Rússia enfrentará o vencedor de Croácia e Dinamarca