A cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio Professor Transformador será realizada em dois dias, hoje (14) e amanhã (15). Em função da pandemia do novo coronavírus, o evento será online e aberto à participação do público, que deverá fazer a inscrição antecipada no site do prêmio.
Serão premiados os três primeiros colocados nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio. O prêmio foi lançado no ano passado, visando a destacar projetos educacionais inovadores, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvidos por professores da educação básica em todo o país.
O encontro reunirá especialistas para debater os desafios dos professores no contexto da pandemia e apresentar ferramentas e soluções que passam por temas como estresse, autocuidado, pedagogia da emergência e alegria na educação. Os 12 projetos educacionais mais transformadores do Brasil, selecionados pelo prêmio, serão apresentados durante o evento.
O Prêmio Professor Transformador é promovido em conjunto pela Base2Edu, Bett Educar, Instituto Significare. Nessa primeira edição, o concurso recebeu mais de 1.200 projetos de todo o país, resultando na seleção de 12 finalistas.
Programação
A palestra do terapeuta social, psicopedagogo e cofundador da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil, Reinaldo Nascimento, abre a programação do primeiro dia do evento, com o tema Como a educação pode transformar crises em oportunidades?. Em seguida, os professores finalistas nas categorias Educação Infantil e Ensino Fundamental I apresentarão seus projetos. A especialista em Mindfulness (estar atento) e fundadora da Mindkids, Daniela Degani, encerrará os trabalhos no dia 14, abordando o tema Mindfulness em sala de aula: redução de estresse de alunos e professores.
No dia seguinte (15), o encontro online começará com palestra do ator Wellington Nogueira, fundador da organização não governamental (ONG) Doutores da Alegria no Brasil, sobre Alegria + Sala de aula = Encontro Potente. Em seguida, os professores finalistas nas categorias Ensino Fundamental II e Ensino Médio apresentarão seus trabalhos.
O ciclo de palestras será encerrado por Lia Glaz, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Professor, enquanto a área de políticas docentes do Instituto Península apresentará os resultados da pesquisa Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do novo coronavírus no Brasil.
Finalistas
Na categoria Educação Infantil, os finalistas são Anderson Kubiaki, com o projeto Um Brinquedo Chamado Natureza – Aldeia da Fraternidade – Porto Alegre/RS; Graziela Dalcastagner – Projeto Amigos da Horta – Sesi Escola – Brusque/SC; Raelen Gonçalves – Projeto Extra, extra, extra: tá na hora de brincar – Escola Municipal Profª Therezinha Soares – Mogi das Cruzes/SP.
Os finalistas na categoria Ensino Fundamental 1 são Alberto Rodrigues – Projeto Códigos da Cidade – EMEIF Gilberto Bonafé – Piraju/SP; Edivanderson Lopes – Projeto Plantando Conhecimento – Escola Municipal Santa Cruz – Santarém/PA; e Janaína Fernandes – Projeto Fábrica de Aventuras – Colégio Espanhol Santa Maria Minas – Belo Horizonte/MG.
Os projetos finalistas na categoria Ensino Fundamental 2 são dos professores Francilda Fonseca – Projeto Sarilho: a história vira cena – Escola Municipal Santa Bárbara – Santa Bárbara/MA; Mytse Nogueira – Projeto Operação Carne Forte: estudo dos nutrientes a partir da carne – Escola Municipal Profª Scintilla Exel – Queimados/RJ; e Raquel Zandonadi – Projeto Fanfiqueiros de Papel – Escola Municipal Sebastião Tavares de Oliveira – Praia Grande/ SP.
Por último, os finalistas na categoria Ensino Médio são Flávia Arante – Projeto Clube da Luta – Cólegio Uninove – Vila Maria/SP; Henrique Pereira – Prioridade: Vida – Metodologias Ativas no Estudo do Corpo Humano – Escola Estadual Ângelo Scarabucci – Franca/SP; e Márcia Ribeiro – ProjetoCiências com Elas: Meninas mudando seu mundo para mudar o mundo – Instituto Federal do Tocantins /TO.
Premiação final
Os primeiros colocados em cada categoria do 1º Prêmio Professor Transformador receberão prêmio em dinheiro no valor de R$ 7 mil, cada um, e uma viagem internacional para participar da Bett Educar 2021, em Londres, na Inglaterra. Os segundos e terceiros colocados também receberão prêmios em dinheiro, no valor de R$ 2,5 mil cada. Após a solenidade, será anunciada a data do início das inscrições para a segunda edição do prêmio.