Às 10h de sábado (25), com o corte da fita, começou a cerimônia de entrega da ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar na 41ª Expointer, em Esteio. Autoridades, imprensa, pequenos agricultores e público em geral estiveram presentes na abertura do novo espaço, agora duplicado. A área de cerca de 7 mil metros quadrados vai contar com 285 expositores de diferentes produtos agroindustriais, além de artesanato, plantas e flores.
O presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), Carlos Joel da Silva, ressaltou as novas oportunidades que surgem para as agroindústrias familiares. “O novo espaço trouxe comodidade e amplitude tanto para os expositores como para os visitantes”, afirma.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, a duplicação “traz espaço de reconhecimento dos sabores e dos saberes da agricultura familiar”.
A Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), parceira da SDR, investiu mais de R$ 1 milhão na estrutura dos estandes. O secretário Jefferson Coriteac declarou que o crescimento do Brasil passa pela produção rural familiar. “Somos hoje o 8º maior produtor de alimentos do mundo, o que equivale a 38% do valor bruto da produção agropecuária de todo o país”, afirma.
A Feira da Agricultura Familiar ocorre até o dia 2 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio, apresentando o trabalho de 1.350 famílias, oriundas de 106 municípios. “Esta é a vigésima participação da agricultura familiar na mostra, um lugar de diversidade, já consagrado como polo difusor da qualidade dos produtos de nossos agricultores”, finaliza o secretário Tarcisio Minetto.