Gaúchas disputam provas para representar o Brasil em competição internacional

Duas alunas do Senac-RS participam, até 22 de março, de uma série de provas no Espírito Santo para decidir quem representará o Brasil na WorldSkills Kazan – maior competição de educação profissional do mundo que acontece em agosto deste ano na Rússia.

A aluna de Cabeleireiro Bruna Rúpolo e a aluna de Cozinha Sofia Lerner disputarão com estudantes do Senac de outros estados a final das Competições Senac de Educação Profissional.

As estudantes estão treinando desde 2017, passando por etapas escolares e regionais até chegar na nacional, realizada em novembro de 2018. Nas provas nacionais, ambas conquistaram medalha de ouro, mas ainda terão que ratificar a primeira colocação nas provas de desempate.

Natural de Parobé, Bruna identificava-se com a profissão desde a infância. “Desde pequena eu gostava de mexer com cabelo, fazia escova na minha mãe, penteados nas amigas da escola, mas não sabia que um dia seria cabeleireira”, conta ela.

Ela ficou sabendo das competições depois que fez o curso no Senac Taquara e, a partir de então, foram várias etapas até chegar na competição nacional.

“No início, treinava meio turno, às vezes numa sala sozinha, e em outras, durante algumas aulas no Senac. Depois, para a nacional, treinava no mínimo 8 horas por dia”, recorda. Bruna afirma que a prática mudou a sua vida, e que participar da etapa nacional, significou um importante passo no seu futuro como profissional.

Já Sofia, hoje com 21 anos, escolheu a profissão aos 16, visto que sempre gostou muito de cozinhar e não se imaginava fazendo outra coisa: “Com aquela pressão sobre qual carreira deveria seguir, comecei a pesquisar sobre as minhas áreas de interesse e logo a gastronomia ganhou total atenção, procurei cursos e no início comecei a estudar em casa mesmo” – afirma Sofia.

A competidora, que também já cursou Confeitaria no Senac, conta que não imaginava que estaria em uma competição de grande porte, pois quando se inscreveu no curso, tinha expectativa de aprender, ao menos, o básico para se formar e trabalhar.

Sofia acredita que a competição vai ser o grande diferencial para sua carreira como Chef de Cozinha: “sei que depois desse processo estarei muito qualificada para o mercado de trabalho e vou conseguir aproveitar todas as oportunidades que virão” – completa.

Competições Senac

A competição é composta de etapas seletivas escolar, regional e nacional, sendo que os vencedores da etapa regional de cada estado encontram-se na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional.

Já a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos, em um país diferente, e reúne competidores de mais de 70 países. O evento é organizado pela WorldSkills International e tem como objetivo mostrar, inspirar e incentivar jovens no mundo todo em relação às mais de 51 ocupações que participam das disputas.

Desempate etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional

Data: 19 a 22/03

Local: Vitória – Espírito Santo

Cabeleireiro

1º lugar – Bruna Rupolo – Rio Grande do Sul

2º lugar – Marcela Santos – Sergipe

Cozinha

1º lugar – Sofia Lerner – Rio Grande do Sul

2º lugar – Manuelle Novaski – Santa Catarina