Uma parceria entre as empresas chinesas Shanghai Electric e Zhejiang Energy e a estatal brasileira Eletrosul vai viabilizar o investimento de R$ 3,967 bilhões na implantação e operação de empreendimentos de transmissão de energia elétrica no Rio Grande do Sul.
O investimento prevê o reforço no atendimento da Região Metropolitana de Porto Alegre e no norte do Estado, com a a construção de 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, oito novas subestações e a ampliação de 14 subestações existentes.
No total novo sistema de transmissão se estenderá por 59 município O acordo é resultado da chamada pública lançada em 2016 para seleção de interessados em parceria para implantação do Lote A do Leilão Aneel 004/2014.
De acordo com a secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta, este acordo representa a possibilidade de aumento da energia em até quatro gigawatts, ou 50% da capacidade já disponível.
“Além disso, serão criados 11 mil empregos, entre diretos e indiretos, numa área de abrangência de 59 municípios”, ressaltou.