De terça (26) até quinta-feira (28), os cidadãos poderão escolher as prioridades regionais – definidas anteriormente em assembleias – na votação da Consulta Popular. O governo do Estado vai investir R$ 80 milhões, valor 33% a mais do que foi distribuído no ano passado (R$ 60 milhões).
Cada um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) homologou entre seis e dez projetos mais relevantes. Eles estarão disponíveis para escolha nas cédulas de votação. Os que receberem mais votos terão as verbas destinadas para implantação.
Como votar
Coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a votação ocorre a partir das 8h desta terça (26) pela internet. Além do site da Consulta da Popular, a novidade é que será possível votar acessando o aplicativo de celular Facilita RS.
Outras opções são o voto presencial, em locais a serem definidos pelos Coredes, e via SMS (número 27902, com a mensagem RSVOTO#Título do Eleitor#n° do programa).
Em 2017, foram mais de 705 mil eleitores. Este ano, a expectativa é que ultrapasse um milhão de votos. Após escolhidos os projetos, eles serão inclusos no Orçamento do Estado para 2019. O governo já pagou todos os projetos executados nos anos de 2016 e 2017. Os novos serão quitados até julho.
Histórico
Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).