Um avião de pequeno porte caiu em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, na tarde desta quarta-feira (22). O piloto da aeronave ficou ferido, foi encaminhado para atendimento médico e está em estado estável.
A queda ocorreu por volta das 16h15, à margem da avenida dos Municípios, no bairro Canudos, na região do Aeroclube de Novo Hamburgo. O avião caiu em um banhado, cerca de um quilômetro distante da cabeceira da pista do aeroclube.
O piloto e proprietário da aeronave, identificado como André Engellmann, de 46 anos, teve escoriações e está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital da Unimed, em Novo Hamburgo. Engellmann estava sozinho e iria fazer um voo acrobático, porém o avião de competições caiu logo após decolar. O ferido, além de competidor, é piloto comercial da Azul Linhas Aéreas.
Dois helicópteros trabalharam na operação de resgate, que contou com Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. A vítima foi retirada d’água consciente e passa por exames. O motivo da queda do avião será investigado pela FAB (Força Aérea Brasileira) e a suspeita é de falha mecânica. A aeronave que caiu é de fabricação russa e é avaliada em cerca de U$ 300 mil.
Helicóptero guapo 23, @BAvBM resgata e transporta para hospital piloto de avião que fez pouso de emergência na água em Novo Hamburgo. pic.twitter.com/4bviOvlezI
— Batalhão de Aviação (@BAvBM) February 22, 2017