ZONA LESTE

Investigação apura envolvimento de policiais em morte de adolescente, em Porto Alegre

Fato ocorreu na última quinta-feira (28), no bairro Agronomia

Crédito: Polícia Civil / Divulgação
Crédito: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil gaúcha está investigando as circunstâncias da morte de um adolescente de 15 anos, ocorrida na última quinta-feira (28), no bairro Agronomia, em Porto Alegre. O jovem foi identificado como João Vitor Macedo.

A investigação está sob a responsabilidade do DHPP (Departamento de Homicídios), Corregedoria-Geral da Polícia Civil e é acompanhada pela Chefia de Polícia. Isso porque há suspeita do envolvimento de policiais na morte de Macedo, que foi vítima de disparo de arma de fogo, vindo a óbito posteriormente no HPS (Hospital de Pronto-Socorro).

A investigação guia-se pelas imagens de uma câmera de segurança do Beco dos Marianos. O vídeo flagra João Vitor e outro adolescente correndo da Avenida Bento Gonçalves para dentro do bairro, enquanto são seguidos por uma viatura com o giroflex ligado. 

No momento seguinte, a imagem mostra apenas o outro adolescente correndo no sentido oposto e a viatura com giroflex desligado. A câmera não flagra o momento em que o adolescente é atingido pelos disparos.

A reportagem do Agora RS entrou em contato com a Assessoria de Comunicação Social da Polícia Civil, buscando um posicionamento aprofundado sobre caso. O departamento se limitou a enviar uma nota à reportagem em que relata estar “investigando as circunstâncias” do acontecido.

No entanto, em entrevista à Rádio Gaúcha, o chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, confirmou os indícios “concretos” de envolvimento de policiais civis na morte de João Vitor. “A gente tem que apurar agora como é que a coisa se deu”, disse Sodré.

Na mesma fala à GZH, Sodré disse que caso houve suspeita de delito por parte da vítima, mesmo assim o procedimento deveria ter sido de captura do menor.

Hoje pela manhã, um grupo de aproximadamente 20 pessoas bloquearam a avenida Bento Gonçalves em protesto.