A DEPENDER DA CHUVA

Nível do Guaíba cai para 5,19m e não deve mais chegar a 5,5m

Mesmo assim, diminuição do nível da água deve ser lenta pois dependerá da intensidade das chuvas previstas para os próximos dias

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O nível do Guaíba chegou a 5,19m às 8h15 da manhã desta quarta-feira (15). O dado aponta uma queda de 6cm em relação ao ápice registrado desde o início do “repique” causado pelas fortes chuvas do final de semana. Às 22h de ontem (14), o nível chegou a 5,25m e, desde então, passou a cair.

Assim, o indicativo é de que a previsão inicial do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que apontava elevação na casa dos 5,5m, não se confirme. Mas tudo ainda vai depender da intensidade das chuvas que ainda estão por vir.

No boletim de ontem, o Instituto previu acumulados da ordem de 75 mm nos próximos 5 dias, maiores na quinta-feira, na metade norte do RS. Além disso, pode haver maiores acumulados nos próximos 10 dias chegando a mais de 150 mm com chuva entre segunda e terça-feira.

O vento sul, fator importante no processo de escoamento ou represamento das águas, está enfraquecendo e virando para sudoeste/oeste. Mas ele pode retornar entre sexta e sábado e também na próxima terça-feira.

Com isso em vista, o os pesquisadores da UFRGS preveem cenários de estabilização em nível elevado acima dos 5 m após o repique ainda por uns dias. A baixa das águas deve ocorrer de forma lenta nos próximos dias, ficando acima de 4 m durante esta semana.

Porto Alegre

Mas, dentro de Porto Alegre, ainda é difícil prever quando a situação dos alagamentos será normalizada. Isso porque há pontos onde a queda do nível da água ainda não foi observada, caso, por exemplo, do bairro Sarandi, na Zona Norte, onde a água segue avançando. Nesta manhã, o Arroio Sarandi, que estava nivelado, começou a transbordar novamente.

Este processo não dependerá somente na trégua das chuvas. Será preciso o retorno a pleno do serviço das casas de bomba, que fazem o escoamento das águas para fora cidade. Este trabalho é de responsabilidade do Dmae (Departamento Municipal de Águas e Esgoto).