ÁGUA TRATADA

Porto Alegre: Dmae retoma operação da estação Moinhos de Vento 

A estimativa é que o sistema abasteça cerca de 150 mil pessoas, em 21 bairros de Porto Alegre.

Volta da água bruta na Estação de Tratamento Moinhos de Vento. Crédito: Julio Ferreira / PMPA
Volta da água bruta na Estação de Tratamento Moinhos de Vento. Crédito: Julio Ferreira / PMPA

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre) retomou, nesta quarta-feira (15), a operação da Ebab (Estação de Bombeamento de Água Bruta) Moinhos de Vento. O bombeamento estava fora de operação desde o sábado (4).

A estação fica na avenida Voluntários da Pátria e é responsável por captar a água do Lago Guaíba e bombear até a ETA (Estação de Tratamento de Água) Moinhos de Vento, na rua 24 de Outubro. A estimativa é que o sistema abasteça cerca de 150 mil pessoas, em 21 bairros de Porto Alegre.

Além disso, a estação Moinhos é responsável pelo abastecimento de sete hospitais. “Contamos com a ajuda de profissionais da Sabesp [São Paulo], Copasa [Minas Gerais], Corsan, Sanepar [Paraná] e Casan [Santa Catarina] para a retomada do serviço. Uma operação muito difícil”, explica o diretor-geral, Maurício Loss.

Retorno gradual 

A estação vai iniciar o tratamento com uma vazão de 800 litros por segundo, em razão da turbidez da água. Por isso, é possível que em alguns locais o abastecimento retorne na quinta-feira (16).

Bairros que são abastecidos pelo Sistema Moinhos de Vento: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.

Conforme o Dmae, o primeiro bairro a ser abastecido é o Centro Histórico. A região é abastecida por gravidade, ou seja, a água desce em direção ao bairro.