Ocupação de UTIs se mantém próxima a 90% em Porto Alegre

Esse é o maior número de internações pela Covid-19 já registrada em Porto Alegre desde o início da pandemia. Vários hospitais da Capital estão próximos do limite de atendimentos.

A ocupação de leitos de UTIs em Porto Alegre segue elevada, mostram dados da Prefeitura de Porto Alegre. Conforme a última atualização, 89% dos leitos de alta complexidade na Capital estão ocupados. É o maior número de internações pela Covid-19 já registrada.

Porto Alegre tem 812 leitos de UTI, após o aumento causado pela pandemia, e 708 deles estão em uso na manhã desta segunda-feira (3). Destes, mais da metade atendem pacientes com diagnóstico ou suspeita de coronavírus. São 373 pessoas em atendimento, sendo que 317 têm teste positivo para o vírus Sars-Cov-2. Outros 39 são casos suspeitos e 17 estão na enfermaria, aguardando transferência para a alta complexidade.

Vários hospitais da Capital estão próximos do limite de atendimentos, de acordo com os dados da SMS (Secretaria Municipal da Saúde). É o caso do HPS (Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre), da Restinga, Vila Nova, Santa Ana e Porto Alegre.

O HPS, que não atende pacientes com coronavírus, tem todos os 20 leitos intensivos ocupados. O mesmo ocorre no Vila Nova, que tem todos os 20 leitos em uso. São 15 pacientes sem diagnóstico e cinco pacientes com coronavírus – quatro confirmados e um suspeito – em atendimento.

No Clínicas, referência em tratamento para Covid-19, dos 154 leitos intensivos, há 140 pacientes, sendo 91 pela doença. São 80 pacientes com coronavírus internados e outros 9 suspeitos. Outras dez pessoas, dois casos de Covid-19 e outros 8 pacientes sem diagnóstico para coronavírus, aguardam encaminhamento para a UTI.

Hospitais privados também têm alta demanda

Os hospitais privados de Porto Alegre também estão com alta demanda de atendimento. No Moinhos de Vento, apenas um leito de UTI está desocupado na manhã desta segunda-feira. São 61 pacientes em atendimento em 62 vagas.

No Mãe de Deus, dos 60 leitos, ao menos 57 estão em uso. Entre suspeitos e confirmados para coronavírus, há 36 pacientes. Outros 21 são pacientes não-Covid.

Nos dados da Prefeitura de Porto Alegre não estão computados os leitos de UTI do HBMPA (Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre) e o HMAPA (Hospital Militar de Área de Porto Alegre).