Saiba como será a posse de Eduardo Leite como governador nesta terça-feira

A Sessão Solene de Compromisso Constitucional e Posse terá início às 16h na Assembleia Legislativa. Uma hora depois, no Palácio Piratini, ocorrerá a transmissão de cargo.

A posse do governador eleito Eduardo Leite (PSDB) e de seu vice, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), ocorrerá na tarde desta terça-feira (1° de janeiro). A Sessão Solene de Compromisso Constitucional e Posse terá início às 16h na Assembleia Legislativa. Uma hora depois, no Palácio Piratini, ocorrerá a transmissão de cargo.

Cabe ao presidente da Casa Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT), dar início à sessão no Plenário 20 de Setembro. Em seguida, ele interromperá os trabalhos e os líderes de bancadas e partidos são convidados a dirigirem-se ao Gabinete da Presidência. De lá, acompanharão o governador e o vice eleitos até o plenário.

Com a retomada da sessão, o governador eleito Eduardo Leite proferirá o Compromisso Constitucional, nos seguintes termos: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense”.

A seguir, o deputado Edson Brum (MDB), 1ª secretário da Mesa Diretora, procederá à leitura do Termo de Posse. O mesmo procedimento ocorre com o vice-governador eleito Ranolfo Vieira Júnior. Por fim, o presidente Marlon e o novo governador fazem seus discursos.

No início da cerimônia, a banda da Brigada Militar interpretará o Hino Nacional. Ao final, ela interpreta o Hino Rio-Grandense.

Após o encerramento da cerimônia, o presidente Marlon acompanha o governador e o vice até a saída principal do Parlamento. Ali eles serão aguardados pelos chefes da Casa Militar e do Cerimonial do Palácio Piratini, que os acompanharão até a sede do Executivo, onde será realizada, às 17h, a transmissão do cargo.

Eduardo Leite e Ranolfo Vieira Júnior serão encaminhados ao Salão Negrinho do Pastoreio, onde ocorre a transmissão do cargo. Eles serão recepcionados por José Ivo Sartori (MDB) e José Paulo Cairoli (PSD).

Na sequência, a Banda da Brigada Militar executa o Hino Nacional e o Hino Rio-Grandense. O protocolo aponta ainda a leitura do ato de posse antes dos discursos de Sartori e Leite. A seguir, Leite e Ranolfo encaminham Sartori e Cairoli até a entrada principal do Piratini, onde ocorrem as despedidas.

Às 18h, já como governador de fato, Leite dará posse aos seus secretários. Na sequência, o governador e vice irão até a sacada da antessala do gabinete e faça uma saudação ao público. Por fim, eles serão cumprimentados pelos presentes, momento em que se encerra a cerimônia.