PROMESSA NÃO CUMPRIDA

RS ainda tem 45 mil pontos sem energia elétrica cinco dias após temporais

Previsão de ambas as concessionárias responsáveis era de normalização ainda hoje, o que não se percebeu

O governo do Rio Grande do Sul divulgou, ao fim da tarde deste domingo (21), mais uma atualização dos referentes à falta de água, energia elétrica e telefonia no Estado, após os temporais da noite de terça-feira (16). Em relação à energia, a previsão de ambas as concessionárias responsáveis era de normalização ainda hoje, o que não se percebeu.

Neste momento, na área da CEEE Equatorial que, entre outros municípios, atende Porto Alegre, há 26.520 pontos sem energia elétrica. A concessionária afirma que a maioria dos pontos sem luz se concentra na Capital, mais precisamente nos bairros Jardim Itu Sabará (2.457 clientes), Centro (1.821), Passo das Pedras (1.583) e Farrapos (1.334). No auge da crise de abastecimento a CEEE teve 600 mil consumidores sem energia.

A finalização da retomada foi prejudicada, segundo a CEEE Equatorial, pois houve um imprevisto no Litoral gaúcho na manhã deste domingo (21). Uma linha de transmissão que atende a região foi atingida por um avião de pulverização, deixando 19 mil clientes sem luz nos municípios de Palmares do Sul, Mostardas, Capivari do Sul e Tavares.

A empresa foi alvo de uma série de protestos ao longo desta semana. Os atos foram registrados em diferentes regiões da Capital. Somente neste sábado (20), foram 20 registros, sendo que 10 seguiam durante a noite de sábado e alguns persistiram no domingo.

Já área da RGE Sul,  restam 19 mil sem energia elétrica. No auge da crise, a RGE registrou 714 mil unidades sem energia.

Ainda conforme o Governo do RS, a Corsan já normalizou o abastecimento de água. Ao todo, 781 mil residências chegaram a sofrer com desabastecimento. Quanto à telefonia, somente a Tim relatou 5 municípios sem o serviço de telefonia e internet, parcial ou integralmente