Queda de raio causa uma morte e deixa ao menos 15 feridos em Gravataí

A descarga elétrica ocorreu quando as vítimas participavam de uma partida de futebol no bairro Rincão da Madalena, em Gravataí.

A queda de um raio durante a chuva forte que atingiu a região metropolitana de Porto Alegre causou a morte de uma pessoa e deixou ao menos 15 feridos. O caso ocorreu no bairro Rincão da Madalena, em Gravataí, na manhã deste domingo (27).

A descarga elétrica ocorreu quando as vítimas participavam de uma partida de futebol. O tempo estava chuvoso e com trovoadas. Durante a partida – entre Rosário Central, de Gravataí, e Tarumã, de Viamão – um raio caiu no campo, atingido os jogadores.

Testemunhas disseram apenas que ouviram um estrondo e, na sequência, os jogadores estavam caídos no chão. Alguns tinham sangramento na boca e nariz. Os primeiros socorros foram feitos por quem assistia a partida e pelos jogadores que estavam no banco de reservas.

Sete pessoas foram levadas até o hospital em carros particulares. Oito foram transferidos em ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Todos os feridos foram atendidos preliminarmente ainda no campo e, depois, encaminhados ao Hospital Dom João Becker, em Gravataí.

Conforme a Brigada Militar, ao menos 16 pessoas foram atendidas. Os feridos, dentre elas uma criança de oito anos, chegaram ao Hospital entre 10h15 e 10h30 da manhã.

Uma das vítimas, identificada como Valdenir Massaia, 27 anos, morreu. Ele chegou a ser atendido, mas não resistiu aos ferimentos. O jogador teria sido atingido em cheio pela descarga elétrica.

Conforme o Hospital Dom João Becker, há um ferido grave. Três estão em observação. Os demais já foram atendidos e têm estado de saúde considerado estável.

Ainda no sábado a Defesa Civil emitiu uma advertência para o risco de temporais em todo o Rio Grande do Sul.