Cuidado!

Procon alerta para golpes envolvendo contas falsas de energia

Ao menos seis pessoas foram vítimas do golpe em Novo Hamburgo. Criminosos criam sites falsos com o nome da RGE.

Órgãos de proteção ao consumidor de vários municípios gaúchos estão alertando para um novo golpe na praça. O esquema envolve segundas vias de contas de luz, que são falsas. As páginas da internet simulam o site oficial da concessionária de energia, coletam informações dos clientes e geram uma conta falsa.

O último Procon que divulgou um aviso aos moradores sobre a falcatrua é o de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Ao menos seis pessoas foram vítimas do golpe, que é aplicado por meio de sites falsos que usam o nome da distribuidora de energia RGE.

Conforme relato das vítimas ao Procon, elas relataram que, ao buscarem pelo site da RGE na busca do Google, a primeira opção que aparece não é o site oficial da concessionária. E, ao fornecerem os dados, é gerado um boleto praticamente idêntico, com o mesmo valor da conta original. No entanto, quem recebe o pagamento não é a RGE, mas sim outra empresa.

A concessionária RGE, responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em vários municípios do Estado, já emitiu um alerta aos seus clientes sobre golpes que vêm sendo aplicados com o nome da empresa. No comunicado, a RGE afirma ter tomado conhecimento de casos recentes de fraudes que estão sendo aplicadas através do ambiente digital.

Outros municípios como Santa Rosa, Santiago e Venâncio Aires já tinham feito alertas sobre a mesma situação.

Confira dicas de segurança para obter uma segunda via da RGE:

  • O link da conta digital para consumidores que recebem a conta por e-mail é sempre enviado aos clientes pelo endereço: [email protected].
  • O consumidor deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site: https://www.rge-rs.com.br/ ou pelo aplicativo CPFL Energia e pagar a fatura obtida com o código de barras ou código PIX.
  • Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o consumidor deve certificar-se de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da RGE, o CNPJ é o 02.016.440/0001-62.
  • Em qualquer divergência ou suspeita sobre o favorecido, o consumidor NÃO deve efetuar o pagamento.
  • A RGE também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes.
  • A concessionária orienta que o consumidor vítima de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial.

O Procon de Novo Hamburgo está à disposição para prestar orientações adicionais e pode ser acionado via e-mail ([email protected]) ou pelos telefones (51) 3581-9531 e 3097-9444, além do WhatsApp pelo número (51) 9-9750-0023.