O prefeito do município de São João do Polêsine, na região Central do Estado, e mais quatro servidores da prefeitura foram assaltados na noite de sexta-feira (9) quando voltavam para casa após uma reunião em Porto Alegre. O crime ocorreu na RSC-287, em Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, onde eles pararam após o carro em que viajavam estragar, por volta das 20h.
De acordo com o relato do prefeito, Matione Sonego, ele, a secretária municipal de Administração, o motorista do veículo e mais dois servidores estavam no veículo e foram alvo do assalto. Eles pararam na rodovia para ligar para a seguradora, solicitando que outro carro fosse enviado, quando foram surpreendidos por um criminoso armado com uma faca, que começou a bater no veículo e gritar por dinheiro e celulares, fazendo ameças de morte.
O bandido roubou dinheiro em espécie e dois celulares. Ele saiu correndo e se refugiou em uma casa nas proximidades da rodovia. Ninguém ficou ferido.
A Brigada Militar foi acionada pelo prefeito, que escondeu do ladrão o seu celular. Uma guarnição da corporação foi enviada ao local e os policiais conseguiram encontrar o criminoso, que foi preso em flagrante. O homem, de 28 anos, possui antecedentes criminais por roubo e tentou fugir ao avistar os brigadianos, mas não conseguiu e confessou o crime. O dinheiro roubado teria sido entregue a um outro bandido e não foi localizado.