A vacinação contra poliomielite e sarampo será feita até este sábado (1º) na cidade de São Paulo, que não alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.
A campanha, que começou no último dia 4 e terminaria hoje (31), imunizou 80% das crianças para poliomielite e 79,3% contra sarampo, vacina que também protege contra caxumba e rubéola. Os percentuais, porém, estão abaixo da meta de 95%.
Cerca de 90 postos de saúde do município estarão de plantão amanhã. Os endereços das unidades básicas e os horários de funcionamento podem ser conferidos pelo site.
Devem ser vacinadas crianças maiores de um ano e menores de cinco anos de idade. Basta levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Podem receber uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), crianças que não tenham se vacinado nos últimos 30 dias.
As crianças que nunca tomaram a vacina contra poliomielite recebem a Vacina Inativada Poliomielite. Aquelas que já tomaram uma ou mais doses receberão a gotinha da Vacina Oral Poliomielite.
Números
A busca ativa, em que equipes de saúde visitaram as escolas orientando sobre a importância da vacinação, contabilizou 37.196 mil crianças vacinadas, sendo 35,8% imunizadas no período da campanha.
Foram aplicadas 3.758 doses da vacina de poliomielite e 3.737 contra sarampo em crianças com autorização dos pais e responsáveis.
No estado de São Paulo, mais de 563,8 mil crianças ainda não foram vacinadas, segundo o Ministério da Saúde.
Em todo o país, a cobertura foi de 76,1%, o que significa que 2,6 milhões de crianças ainda precisam ser vacinadas. No Brasil, foram aplicadas mais de 17 milhões de doses das vacinas.