Porto Alegre tem transmissão comunitária do coronavírus, diz Vigilância em Saúde

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, afirmou que Porto Alegre tem transmissão comunitária de coronavírus. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (19), em entrevista coletiva do Ministério da Saúde.

Ontem, a Vigilância em Saúde de Porto Alegre havia dito que havia transmissão local, quando se sabe a fonte do contágio pelo Covid-19. No caso da transmissão comunitária, é impossível saber quem é paciente contaminado que passou a doença para outras pessoas.

Conforme os dados do Ministério, Porto Alegre tem 28 casos confirmado. Os números não contam com os dois casos registrados em Bagé, na região da Fronteira Oeste. Também não foram contados outros três divulgados, há pouco, pela Secretaria da Saúde.

Em todo o País, são 621 casos confirmados da doença. Foram confirmadas 6 mortes, sendo 4 em São Paulo e outras 2 no Rio de Janeiro.

[jnews_block_28 include_post=”184280″]

Entenda a diferença entre os tipos de casos

Pessoas que voltaram de viagem ao Exterior com a doença ou desenvolveram os sintomas até 14 dias depois de serem infectadas.

Transmissão local

Ocorre quando um paciente contaminado no Exterior passa a doença para outra pessoa, que não fez viagem.

Transmissão comunitária

Quando não é possível identificar quem foi o paciente que transmitiu a doença para moradores locais.