O Palácio da Alvorada, habitualmente usado como residência presidencial, sofreu uma tentativa de invasão na noite desta quarta-feira (28). Conforme o Estadão, o motorista de uma Zafira prata foi detido logo após a ação, que ocorreu por volta das 19h.
Segundo a GloboNews, homens do Exército que faziam a guarda informaram que um suspeito, que parecia menor de idade, parou em frente ao portão do Alvorada. Quando a segurança chegou perto, ele acelerou e derrubou um grade.
Tiros de escopeta teriam sido realizados para impedir o avanço do veículo. O carro, no entanto, só parou após percorrer cerca de 400 metros invadir o salão inferior do Palácio da Alvorada, que estava vazio no momento.
O autor da invasão foi detido e, conforme o Estadão, dizia “palavras desconexas”. Em nota, o Gabinete Institucional da Presidência da República informou que, “por volta das 19h de hoje [quarta-feira], um veículo, após receber orientação para reduzir a velocidade e identificar-se, acelerou abruptamente e ultrapassou a grade de proteção que dá acesso ao Palácio Alvorada”.
“Foram realizados disparos de arma de fogo de advertência e, em seguida, contra o veículo que parou na área interna do Palácio. O motorista, sem ferimentos e, aparentemente menor de idade, foi conduzido pela Polícia Federal, que realizará as investigações.”, apontou o texto.
O carro invadiu o salão do Palácio da Alvorada pic.twitter.com/ww1jf6uiZb
— Coluna Esplanada (@colunaesplanada) June 29, 2017
Presidente mora no Jaburu
O Alvorada não é usado pelo presidente Michel Temer e por sua esposa Marcela desde março. O primeiro casal alegou ter sentido um “clima sombrio” e decidiram voltar para a residência oficial do vice-presidente, o Palácio do Jaburu. No momento da invasão, Temer seguia no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente da República.