Cotidiano

BM cumpre ordem de reintegração de posse no Centro de Porto Alegre

O edifício, na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, estava há 12 anos abandonado pelo Estado do RS.

O Governo do Estado ordenou a Brigada Militar a cumprir a reintegração do prédio onde estava instalada a “Ocupação Lanceiros Negros”, que está há dois anos no local. O edifício, na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, estava há 12 anos abandonado pelo Estado do RS.

A porta principal do prédio foi destruída para a entrada dos policiais. Bombas de gás lacrimogênio foram usadas para obrigar famílias, muitas delas com crianças pequenas, a deixarem o local.

O presidente da CCDH (Comissão de Cidadania e Direitos Humanos) da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Fernandes, foi algemado por policiais do BOE (Batalhão de Operações Especiais). Ele foi conduzido ao Palácio da Polícia, onde solicitou exame de corpo de delito. O presidente da AL, deputado Edgar Pretto, disse que o parlamentar foi agredido pelos policiais.

As famílias retiradas do prédio serão encaminhadas ao Centro Vida, na zona Norte de Porto Alegre, segundo a BM. O barulho das bombas de gás lacrimogênio pode ser ouvido por boa parte do Centro da Capital.

Por causa da reintegração de posse, há bloqueio da Borges de Medeiros com avenida Salgado Filho. Os ônibus não acessam esse ponto, conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e todas as linhas do eixo são afetadas.