PROJETO

Escolas do RS conquistam mais de R$ 100 mil por coleta de resíduos para reciclagem

O projeto possibilita que, para cada quilo de material entregue, empresa conceda um retorno econômico às escolas.

Foto: Divulgação

A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico sediada em Feliz, no Vale do Caí, vai entregar mais de R$ 100 mil a escolas do Rio Grande do Sul pela coleta de 54 mil quilos de resíduos para reciclagem em 2023.

Por meio do projeto “Escola Sustentável”, a empresa destina recursos para a educação, com o objetivo de fomentar melhorias nas instituições participantes e auxiliar na compra dos materiais necessários.

“Ao todo, 69 escolas se mobilizaram no último ano, incentivando a conscientização ambiental para crianças e jovens em 15 municípios”, disse a assessoria de imprensa da empresa.

“De 2022 para 2023, houve um aumento de 131,8% no volume de resíduos recebidos pelo projeto, e o número de escolas que destinaram materiais cresceu em 60,5% Além dos mais de 26 mil quilos de plástico flexível pós-consumo destinados à iniciativa, viabilizando a reaplicação em novas embalagens e produtos, os colégios também entregaram para reciclagem 11 toneladas de PET e PEAD, 14,5 toneladas de papelão e 2.160 quilos de alumínio”, completou.

O projeto possibilita que, para cada quilo de material entregue, a Plastiweber conceda um retorno econômico às escolas. A APAE Barão, localizada em Barão, ficou em primeiro lugar no ranking do Escola Sustentável em 2023, pela entrega de 8.975 quilos de plásticos flexíveis.

Em segundo lugar, está a EMEI Escadinhas do Saber, de Feliz, com 5.167 quilos entregues de material. Na terceira colocação, ficou a EMEF 29 de Abril, de São Vendelino, pelos 4.269 quilos de plástico destinados. A premiação acontecerá em março.

“O Escola Sustentável é um projeto muito especial para todos nós da Plastiweber. É uma iniciativa que mobiliza crianças e jovens a participarem da cadeia de reciclagem e, ao mesmo tempo, rende recursos para as próprias escolas, uma maneira de os alunos perceberem de forma clara como suas ações podem impactar no dia a dia. Nosso objetivo é ajudar a população a, desde cedo, encarar o plástico como um importante ativo econômico “, comentou o CEO da Plastiweber, Moisés Weber.

Cidades

As cidades impactadas pelo Escola Sustentável em 2023 foram: Feliz, Bom Princípio, Alto Feliz, Vale Real, São José do Hortêncio, São Sebastião do Caí, Tupandi, São Vendelino, São José do Sul, Cachoeirinha, Portão, Barão, Salvador do Sul, Gravataí, Gramado, Pareci Novo, Viamão, Linha Nova, Montenegro, Lindolfo Collor, Sapiranga, Presidente Lucena e Novo Hamburgo.