A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de temporais e chuvas de média a forte intensidade no Rio Grande do Sul entre o final desta quinta-feira (5) e amanhã (6). Mais cedo, o Sistema CEIC-Metroclima advertiu para a mesma condição nesta sexta-feira na Capital.
Conforme o órgão estadual, há a possibilidade de trovoadas, rajadas de vento entre 40 e 60km/h e queda de granizo. As principais regiões que podem ser afetadas, no fim do dia, são Campanha, Missões, Serra do Sudeste, Encosta do Sudeste e Litoral Sul. Há risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo.
Conforme o órgão estadual, a situação deve se agravar na sexta-feira (6). Os ventos devem variar entre os 60 e 90 km/h. Tempestades com trovões podem acontecer em todas as regiões do Estado.
A chuva intensa pode gerar acúmulos de água, então se atenta aos alagamentos e possíveis enchentes devido ao transbordamento de rios e arroios. Ainda haverá possibilidade para a incidência de granizo em todas as regiões.
Cuidados que a população deve tomar para que não ocorram acidentes:
- Não subir em telhados para trocar ou consertar telhas;
- Abrigar-se da chuva torrencial que pode acompanhar o granizo e causar inundações;
- Não abrigar-se debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estarão sob influencia de ventos fortes;
- Evite trafegar por ruas e avenidas que estão alagadas ou atingidas por granizo;
- Se for área de risco, abandone o local com antecedência;
- Ao sair de casa, desligue a chave geral de eletricidade, água e gás.