A caldeira de uma fábrica de papéis explodiu e deixou dois funcionárias da empresa gravemente feridos na manhã desta quinta-feira (2), em Canela, na Serra gaúcha. O acidente ocorreu antes do amanhecer, por volta das 5h50.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as duas vítimas foram encontradas no chão da caldeira, com queimaduras pelos corpos. Elas foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e por bombeiros.
Um dos homens, identificado como Almiro Maciel, de 43 anos, teve mais de 90% do corpo atingido por queimaduras de primeiro e segundo grau. Ele foi transferido ao Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.
O outro trabalhador que se feriu foi identificado como Noacir José dos Santos, de 42 anos. Em razão das queimaduras, ele foi encaminhado ao HCR (Hospital Cristo Redentor), na Capital, ainda pela manhã.
A causa da explosão da caldeira já é investigada. Conforme o relato de brigadistas da fábrica ao Corpo de Bombeiros, enquanto gasolina era derramada para ateamento de fogo na caldeira, a combustão ocorreu imediatamente, ferindo Almiro Maciel, que estava dentro da estrutura e fazia o acendimento, e Noacir Santos, que estava na porta da caldeira.
Maciel saiu correndo e conseguiu tirar as roupas em chamas. Um laudo da empresa responsável pela estrutura apontou que, ao invés de ter sido usado óleo diesel para acender a caldeira, como habitualmente, foi usada gasolina. O funcionário que estava dentro da caldeira teria tido um equívoco. A explosão seguirá sendo apurada pelo Corpo de Bombeiros.