Cotidiano

Arquivo Público recebe seminário sobre escravidão

Um grande público é esperado para o Seminário 130 anos de Abolição Incompleta da Escravidão no Brasil e 30 anos de Constituição Cidadã: entre exclusão e representatividade. O encontro ocorre entre esta quarta (18) e sexta -feira (20), no auditório do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers).

Devido à grande procura, as inscrições online foram encerradas, mas os interessados que não obtiveram vaga ainda podem ter uma segunda chance durante o evento, se houver desistências. Promovido pela Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil (CVEN-OAB-RS), o seminário é uma parceria com Apers, Ajuris, Unisinos, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado do RS.

O objetivo é debater a atualidade dos marcos históricos dos 130 anos de escravidão no Brasil e os 30 anos da Constituição Federal, prestando ainda homenagens a Luísa Mahin e Luiz Gama. Prevista inicialmente para o fim de maio, o evento foi adiado em razão do impacto das paralisações sobre o transporte, devido à greve nacional dos caminhoneiros. O Apers fica na rua Riachuelo, 1031, Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações e programação completa neste link.