Uruguaiana, na Fronteira Oeste, vai ter o serviço de transporte coletivo retomado nesta quinta-feira (23). A empresa de ônibus até então responsável pelo serviço, a Vaucher, encerrou as atividades na cidade na terça-feira (21), após uma notificação extrajudicial por parte do município.
A partir desta quinta-feira, a Rodam, com sede em Bagé, assume o transporte público em Uruguaiana. Serão 12 ônibus, a princípio, vindos do município da Campanha e de Rosário do Sul. Os coletivos atenderão a demanda do transporte urbano de passageiros por até 180 dias.
Conforme a Rádio Charrua, apenas as linhas troncais T-1, T-2, T-3, T-5 e T-8 irão operar normalmente de meia em meia hora até o dia 6 de março. As linhas T-6 e T-7 irão operar de hora em hora. Já a T-4 não vai operar e a orientação é que os usuários usem a linha T-5.
Até segunda-feira (27), não haverá cobrança de passagem no município e a Rodam deve ficar responsável pelo levantamento de quantos são os usuários do serviço de ônibus em Uruguaiana.
Rescisão e farpas
A rescisão de contrato ocorreu porque o município alega que a Vaucher estava operando de forma precária. Como alegações adicionais, a Prefeitura cita a “falta de alvará de funcionamento” e “pendência na apresentação de certidão negativa junto ao Fisco”, além da empresa não ter contrato válido com a administração.
A Vaucher diz que as alegações realizadas pela Prefeitura “são equivocadas”. “A empresa foi chamada para solucionar problemas históricos, a saber, o transporte escolar para os polos, e mais recentemente, o transporte coletivo urbano. Nesse último, aceitou o desafio de operar com a tarifa mais deficitária do estado e ciente que seu faturamento é diretamente impactado pelas fraudes na bilhetagem, cuja fiscalização cabe à Prefeitura, que nada faz”, afirmou a empresa em nota divulgada em seu site.
O contrato com a antiga empresa de ônibus, que também atua em Santana do Livramento e no Alegrete, foi assinado emergencialmente por seis meses na gestão passada. O acordo previa que a Vaucher realizasse o transporte escolar para o interior do município. Depois, em julho de 2016, houve um aditivo para que a companhia assumisse também o transporte urbano.
O prazo legal dado pela administração para que a Vaucher encerrasse as atividades era de 30 dias e se encerrava no dia 15 de março. No entanto, a interrupção dos serviços ocorreu antes.
Conforme a companhia, o serviço só poderia ser suspenso após a divulgação da empresa vencedora da licitação do transporte público, processo que não foi concluído. Até uma decisão judicial permitia a continuidade do serviço até a homologação desta empresa. O preço da tarifa de ônibus em Uruguaiana é de apenas R$ 2,20.