Durante o inverno, muitas pessoas perdem o ânimo para a prática de atividade física e acabam deixando de lado a rotina de exercícios. Isso não é bom e vamos provar por quê.
No frio, mesmo com as temperaturas mais baixas e a menor incidência de luz solar, manter uma rotina de exercícios é fundamental para diferentes aspectos. Confira:
- Fortalecimento do sistema imunológico: a atividade física regular torna o corpo mais resistente a gripes e resfriados.
- Melhora da circulação sanguínea: os exercícios contribuem para o aquecimento do corpo, reduzindo a sensação de frio nas extremidades.
- Queima de calorias: a atividade física é um excelente aliado para manter o controle do peso, mesmo durante este período em que a tendência é consumir alimentos mais calóricos.
- Melhora da qualidade do sono: os exercícios contribuem para noites de sono mais tranquilas e reparadoras.
- Prevenção de doenças crônicas: uma vida mais saudável ajuda a prevenir e controlar doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Saúde física e mental
No inverno, alguns processos biológicos ficam prejudicados com a falta de exposição do nosso organismo à luz solar, como por exemplo a produção de vitamina D, explica Daniel Lerario, médico endocrinologista.
“Sua produção está diretamente ligada à exposição à luz solar, por isso, é preciso uma atenção especial nesta época do ano. Como a vitamina D desempenha um papel fundamental também na saúde mental, devemos ter essa atenção especial nesta época do ano com a alimentação e a prática de atividade física”, ressaltou Lerario.
A prática de exercícios estimula a produção de endorfinas, que são os hormônios que proporcionam sensação de bem-estar e ajudam a combater o estresse e a ansiedade.
Assim, o resultado é a melhora do humor e elevação da autoestima, aumento da disposição combate à fadiga.
Dicas para praticar atividade física no inverno
- Escolha atividades que você gosta, assim a prática de exercícios se torna mais prazerosa e você terá mais chances de manter a rotina.
- Vista-se adequadamente, com roupas leves e em camadas, que possam ser retiradas à medida que você se aqueça com o início das atividades.
- Lembre-se também de começar devagar. Se você está fora de forma, o início deve ser com atividades de baixa intensidade, aumentando gradualmente a duração e a intensidade.
- Se o frio estiver muito intenso, opte por praticar atividades físicas em ambientes aquecidos, como academias ou piscinas cobertas.