DICAS

Conheça os benefícios de uma alimentação rica em peixes e grãos

Segundo artigo da Harvard Heart Letter, a alimentação mediterrânea é considerada uma ótima opção para a saúde do coração.

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Com uma alimentação que prioriza grãos integrais, frutas, vegetais, legumes, além de azeite e peixes ricos em ácidos graxos e ômega-3, como sardinha e atum, a dieta mediterrânea é bastante praticada em países como Itália, Grécia e Croácia.

No entanto, essa dieta as tem conquistado muitos adeptos ao redor do mundo devido aos seus diversos benefícios, que vão desde perda de peso até redução do risco de doenças e aumento da longevidade.

Segundo artigo da Harvard Heart Letter, publicado em 2023, a dieta mediterrânea é considerada uma ótima opção para a saúde do coração. O estudo ressalta, ainda, que essa alimentação também atua diretamente na prevenção da diabetes tipo 2, redução do colesterol ruim (LDL), menor incidência do Parkinson, Alzheimer e de alguns tipos de câncer, como de intestino e de mama.

Pesquisa

Uma outra pesquisa sobre os benefícios dos pescados, realizada pela RG Nutri, especializada em alimentos e bem-estar, reforça os dados de Harvard.

De acordo com o estudo, na dieta mediterrânea a ingestão desse tipo de alimento é recomendada, no mínimo, em duas porções semanalmente, e o consumidor deve dar preferência a produtos como atum e sardinha, para se favorecer de todos os diferenciais dos pescados.

O azeite também é um grande aliado, trazendo outras vantagens para a saúde, como a redução do risco de demência, problemas cardíacos, declínio cognitivo e morte precoce.

“Os pescados são as principais fontes de proteína animal nessa dieta e atuam também como gorduras boas, por meio do ômega-3, que possui papel anti-inflamatório, ajudando a aliviar dores nas articulações, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo doenças”, explica a nutricionista Aline David Silva.

A dieta mediterrânea é indicada para todos que buscam ter uma alimentação mais saudável e balanceada.