Viagem de trem inesquecível e muito barata

Na nossa viagem à Argentina, andamos de trem. Confira como foi.

Estação Retiro, em Buenos Aires.
Estação Retiro, onde o trem chega e sai de Buenos Aires (Foto: Sem Roteiro)

Hoje, nós do Blog Sem Roteiro (Vitor de Arruda Pereira e Rosana Klafke) vamos relatar sobre uma viagem de trem inesquecível e barata.

A viagem de seis horas foi na Argentina. Para começar, não fomos de avião. Para quem não sabe, na rodoviária de Porto Alegre tem uma empresa responsável pelo trajeto entre a Capital gaúcha e Córdoba, na Argentina. A viagem foi longa, mas bem tranquila (para quem gosta de viajar de ônibus, é um prato cheio).

Depois de um dias em Córdoba, a gente foi para cidade de Rosário para pegar o trem. A linha é diária (de Rosário a Buenos Aires ou vice-versa). A nossa ideia inicial era sair de Córdoba a Buenos Aires de trem (mas parece que todo mundo teve a mesma ideia hahahha). Sim… deu um maior movimento e “esgotaram” as passagens de Córdoba a Buenos Aires em questão de minutos (e a linha só tem uma vez na semana). O legal que são doze horas de viagem!

Bom… A como a nossa meta era fazer a viagem de trem, fomos atrás. Pegamos um ônibus de Córdoba a Rosário. Acabamos ficando menos de 1 dia lá, mas valeu bastante! A cidade é bem interessante e tem de fazer parte do roteiro dos viajantes.

O trem

A sensação é que a gente estava na Europa (confira no vídeo). Os valores são muito baratos (deu o equivalente a 12 reais para cada um na época – dezembro/2023). Isso a gente não consegue fazer no Brasil, nem nos passeios curtos de maria-fumaça. Falando sério, é o preço de um Uber dentro da cidade, né?

O trens são bem cuidados e confortáveis, nem parece que ficamos seis horas em um. As janelas são grandes, perfeitas para observar as paisagens argentinas.

A viagem foi bem tranquila, apesar de uma tiazinha ter passado as 6 horas ou mandando áudios eternos no WhatsApp ou falando a plenos pulmões com outros passageiros que vez amizade, ao menos foi divertido.

O trem tem toaletes, espaço para colocar malas grandes e um vagão restaurante também onde você pode comprar alguns lanchinhos. Nós tomamos um café e pegamos um wrap de frango, era bom, mas não dá pra dizer que foi a melhor refeição da vida, hahaha.

Como fazia muito tempo que não andávamos de trem de longa distância, não lembrávamos que o trem era tão estável, você não sente nada, quando ele está andando.

Ao chegar em Buenos Aires, a parada é na estação Retiro que tem uma arquitetura incrível. Ela fica perto da famosa rua Florida, na Capital Portenha. Deu pra fazer tudo a pé.  A gente tá contando o tempo para fazer uma viagem dessas de novo, afinal é barato, rápido, seguro é bom demais viajar de trem.

Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.