EM ALERTA

Porto Alegre decreta situação de emergência em razão da dengue

A prefeitura de Porto Alegre decretou situação de emergência em saúde pública, após a confirmação da segunda morte por dengue

Larvas do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue. Foto: Cristine Rochol/PMPA
Larvas do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Após a morte de um homem por dengue, a Prefeitura de Porto Alegre decretou situação de emergência em saúde pública, nesta segunda-feira (22).

“Com mais de 20 mil ocorrências suspeitas notificadas e 2.227 casos de dengue confirmados na Capital em 2024, conforme boletim epidemiológico mais recente divulgado, o prefeito Sebastião Melo decretou situação de emergência em saúde pública”, informou a prefeitura.

Porto Alegre registra dois óbitos por dengue entre moradores de Porto Alegre: uma mulher de 37 anos e um homem de 78 anos.

Com o decreto, a prefeitura fica autorizada a tomar medidas para a aquisição de insumos e materiais, como testes de dengue e inseticidas, e a contratação de pessoal e de serviços necessários para a situação emergencial.

Bairros

Em relação à distribuição dos casos de dengue por Porto Alegre, os bairros com incidência acumulada de mais de 300 casos por 100 mil habitantes são: São João, Higienópolis, Jardim do Salso, Rio Branco, São Geraldo, Teresópolis, Pedra Redonda, Agronomia, Tristeza e Auxiliadora.