1.034 CASOS

Porto Alegre confirma morte por dengue

O óbito ocorreu em 19 de março

Verão é a época do ano mais propícia para a circulação do Aedes aegypti. Foto: Arquivo Palácio Piratini
Verão é a época do ano mais propícia para a circulação do Aedes aegypti. Foto: Arquivo Palácio Piratini

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou nesta terça-feira (26) a primeira morte por dengue no município em 2024. O óbito ocorreu em 19 de março. Trata-se de uma mulher de 37 anos, sem comorbidades. Confira aqui o Monitoramento Integrado do Aedes.

De acordo com o painel de acompanhamento da prefeitura, o número de casos confirmados da doença na cidade em 2024 chega a 1.034 até esta terça-feira. Novo boletim epidemiológico será divulgado na próxima segunda-feira, 1º de abril.

Com a confirmação do óbito, o município passa para o nível 3 de resposta do Plano de Contingência de Arboviroses (que vai de 0 a 3). Isso significa intensificar ações previstas pela Vigilância em Saúde, Atenção Primária à Saúde, urgências e emergências, atenção hospitalar, assistência laboratorial, regulação e demais diretorias da SMS, além das ações intersetoriais do Executivo.

“Vamos reforçar o monitoramento de pacientes suspeitos nas emergências e priorizar o atendimento dos casos suspeitos, iniciando medidas de hidratação com soro e coleta laboratorial, além de revisar estoque de insumos, já que a demanda tende a aumentar”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Rio Grande do Sul

Conforme o painel de casos de dengue do RS, o Estado chegou a 40 óbitos pela doença em 2024. Os casos confirmados chegam a 32.883, dos quais 27.897 são autóctones.