POUSADA GAROA

Incêndio em pousada deixa pelo menos 10 mortos em Porto Alegre

A investigação apura possibilidade de incêndio criminoso. Chamas começaram por volta das 2h da manhã no prédio da avenida Farrapos.

Foto: Leonardo Severo/Agora RS
Foto: Leonardo Severo/Agora RS

Dez pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas em um incêndio de grandes proporções na pousada Garoa, na avenida Farrapos, em Porto Alegre. O fogo teve início por volta das 2h da madrugada desta sexta-feira (26).

As chamas tomaram o prédio rapidamente. Os Bombeiros atuaram no local durante toda a madrugada. Pela manhã, a fachada destruída mostrava o impacto das chamas.

A perícia recolheu e encaminhou os corpos das vítimas ao DML (Departamento Médico Legal). Duas vítimas estavam no primeiro pavimento, cinco no segundo e três no terceiro andar.

Dos 11 feridos, oito estão internados no HPS (Hospital de Pronto Socorro) e três ao Hospital Cristo Redentor. Além disso, duas vítimas estão entubadas em estado grave. Uma está com pelo menos 20% do corpo queimado e outra teve a perna fraturada após pular do segundo ou terceiro andar.

A investigação apura possibilidade de incêndio criminoso. Isso porque, conforme relato de testemunhas, um homem que não era morador teria entrado na pousada durante a madrugada.

O local tinha convênio com a prefeitura para oferecer abrigo a pessoas em situação de vulnerabilidade. Contudo, não possuía alvará nem PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndio).