TRICOLOR

Suárez salva e Grêmio empata com o Cruzeiro pela Copa do Brasil

Não foi uma noite feliz para os gremistas, que viram mais uma atuação abaixo da equipe e, não fosse o belo gol de Suárez, terminaria a noite com resultado negativo

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro, na Arena, na noite desta quarta-feira (17), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Não foi uma noite feliz para os gremistas, que viram mais uma atuação abaixo da equipe e, não fosse o belo gol de Suárez, terminaria a noite com resultado negativo.

A partida como um todo não foi de brilhantismo, pelo contrário, quem foi ao estádio viu muita transpiração e um número grande de desperdícios de jogadas. Transições ofensivas mal executadas e precipitação no último terço do campo, de ambas as partes.

Mas, no início, se alguém estava melhor, era o Cruzeiro. E o gol não demorou a sair. Logo aos 8, Bruno Rodrigues recebeu próxima da área, ajeitou para o pé direito e acertou um belo chute, superando Gabriel Grando.

Na sequência do gol sofrido, o Grêmio não teve uma reação de qualidade. A equipe gaúcha até tinha volume, ia para cima muito na base da vontade, mas era pouco organizada. Para piorar, Pepê voltou a sentir dores e precisou ser substituído por Carballo.

As melhores chances do Grêmio viriam com Suárez, que chamava a responsabilidade, dado o baixo rendimento do time. A principal oportunidade do uruguaio ocorreu aos 16, quando ele dominou de costas para o gol e chutou. A bola foi no travessão.

Porém, até o fim da primeira etapa, quem chegava mais era o Cruzeiro, mesmo com menos posse de bola. O jogo foi para o intervalo com 12 chutes a 7 para a equipe mineira.

Segundo tempo

Pouca coisa mudou na volta do intervalo. A partida não tinha uma grande superioridade de nenhum dos lados. Mas fato é que o Grêmio não conseguia se impor. As faltas aumentaram, assim como a distribuição de cartões.

Aos 14, Renato colocou Zinho no lugar de Vina, que teve mais uma má atuação. A entrada do jovem de um pouco mais de velocidade ao time, tão pedida pelo treinador gremista. Mas nada que causasse grandes transformações no quadro da partida.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A sensação era de que o Grêmio teria um revés, pois nada relevante fazia. Até que, aos 33, Suárez tirou uma jogadaça do bolso e salvou a noite Tricolor. O uruguaio recebeu de Bitello na entrada da área e chutou de trivela com a perna direita. A bola estufou as redes de Rafael Cabral.

Os minutos finais seriam agitados, mas sem oportunidades. Os 29.665 torcedores que foram à Arena, pouco para uma partida desta importância, entre os dois maiores campeões da competição nacional, saíram com o confronto em aberto e com uma pequena dose de alegria proporcionada por “El Pistolero”.

Coletiva

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Em sua fala, Renato Portaluppi destacou a velocidade do adversário, que permitiu a exploração dos espaços deixados pelo Grêmio. O treinador gremista voltou a ser provocado sobre seu diagnóstico de que faltam jogadores de velocidade ao Tricolor. Para Renato, este é um fato inegável e que já havia sido constatado ainda na pré-temporada.

Renato falou também dos jogadores lesionados que estão jogando no sacrifício. Entre eles estão Fábio, que voltou hoje ao campo, Pepê, retornando de lesão e Bitello, que, conforme dito pelo próprio Renato, nem seque está conseguindo treinar durante a semana.

Mesmo assim, Renato ressaltou que o confronto está em aberto. Tudo pode acontecer, segundo o ídolo gremista, que destacou a entrega e dedicação do time.

Situação e próximos jogos

A partida da volta será realizada será quarta-feira (31). Os dois clubes decidem a vaga nas quartas de final no Mineirão, às 20h.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio tem o Gre-Nal. O clássico será realizado no domingo (21), na Arena, às 18h30.

Escalações

Grêmio

Gabriel Grando; Fabio (Nathan), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Carballo), Bitello, Cristaldo (Galdino) e Vina (Zinho); Suárez – Técnico: Renato Portaluppi

Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Neto Moura (Nikão), Ramiro (Matheus Jussa) e Wallison (Filipe Machado); Wesley (Stênio), Bruno Rodrigues e Gilberto (Henrique Dourado) – Técnico: Pepa

Cartões amarelos

Grêmio

Fabio, Kannemann e Reinaldo;

Cruzeiro

Ramiro, Wesley e Henrique Dourado;

Arbitragem

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliar: Fabrini Costa (Fifa-SP)
Auxiliar: Daniel Ziolli (SP)
VAR: Wagner Reway (Fifa)