Porto Alegre: após acordo, recolhimento de lixo orgânico deve ser retomado nesta segunda-feira

A coleta dos resíduos em Porto Alegre havia sido suspensa por causa de uma greve de funcionários da responsável pela prestação emergencial do serviço desde junho.

A Prefeitura de Porto Alegre estima que o recolhimento de lixo orgânico será retomado nesta segunda-feira (18) normalizado na cidade a partir de terça-feira (19). A coleta dos resíduos havia sido suspensa por causa de uma greve de funcionários da responsável pela prestação emergencial do serviço desde junho, a Litucera Limpeza e Engenharia Ltda.

Para garantir a retomada do serviço de coleta domiciliar de lixo da modalidade porta a porta, o prefeito Sebastião Melo (MDB) determinou o pagamento na segunda-feira (18), de R$ 500 mil à empresa Litucera. O valor deve ser destinado à quitação do vale-alimentação dos trabalhadores. Simultaneamente, a terceirizada será notificada a completar a documentação prevista no contrato, o que não ocorreu até o momento.

A Litucera, com sede em Vinhedo (SP), atua em caráter emergencial desde junho. Em junho de 2021, funcionários da empresa B.A. Meio Ambiente – até então responsável pela coleta de lixo em Porto Alegre – entraram em greve. Os garis reclamavam de atrasos em pagamentos, como o de férias. O contrato da empresa acabou rescindido e a Litucera foi contratada de forma emergencial até dezembro.

Enquanto o serviço não é retomado, a Prefeitura de Porto Alegre colocou funcionários do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) para realizar a coleta de lixo em vários pontos da Capital. A operação especial, que conta com mais de 100 pessoas envolvidas, tem como foco o recolhimento de resíduos em áreas onde há mais acúmulo, como grandes condomínios e avenidas.

Durante todo o sábado (16), os colaboradores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do DMLU, percorreram as vias da cidade para coleta dos resíduos orgânicos. Cerca de 40 bairros foram afetados com a paralisação dos funcionários da empresa Litucera Limpeza e Engenharia Ltda.

As coletas automatizados (contêiner) e seletiva seguem operando normalmente na Capital.