Bebê com pressa

Policiais militares auxiliam em parto de menino em Butiá

O menino Rodrigo nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço. Mãe descobriu que estava grávida há quatro semanas.

Rodrigo é segurado pela soldado Luciana. Ela é acompanhada pelo soldado Isaías, do 28° BPM. Ambos vestem farda da Brigada Militar e estão posando para a foto em um ambiente hospitalar.
Soldado Luciana e soldado Isaías, do 28° BPM, ajudaram no nascimento do bebê Rodrigo. Crédito: Brigada Militar / Divulgação

Um bebê nasceu com ajuda de dois policiais militares na manhã desta segunda-feira (1º). O caso ocorreu em Butiá, na região metropolitana de Porto Alegre. O recém-nascido e a mãe foram encaminhados para atendimento hospitalar.

Conforme a Brigada Militar, o pai da criança ligou para o telefone 190, informando que a esposa estava em trabalho de parto em casa. Uma guarnição do 28° BPM (Batalhão de Polícia Militar) foi até a residência.

A soldado Luciana Gonçalves e o soldado Isaías Franco encontraram a mãe, Ana Paula, já em avançado trabalho de parto. Não era possível realizar deslocamento para Porto Alegre para o acompanhamento por especialistas. Os brigadianos buscaram acalmar a mãe e começaram a auxiliar no nascimento do bebê.

O menino nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço, mas ele foi retirado pela soldado Luciana. Rodrigo nasceu com 3,4 quilos e 48 centímetros. Ana Paula relatou que descobriu que estava grávida há quatro semanas e se surpreendeu ao entrar em trabalho de parto hoje. A gestação tinha cerca de 38 semanas, segundo os médicos.

Comovidos, os policiais do 28° BPM compraram itens para a família, como itens de higiene, roupinhas e cobertores. A soldado Luciana disse que nunca imaginou passar por uma experiência tão emocionante, pois ao acolher o bebê relembrou do nascimentos dos seus filhos.

A mãe e o bebê foram encaminhados para atendimento médico pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ambos seguem em observação.