Alunos da Escola da Ospa apresentam-se em diferentes pontos da Santa Casa

A visita marca a retomada do projeto Escola da Ospa na Comunidade após um hiato de mais de dois anos, por força da pandemia de covid-19.

Foto: Mariana Moraes/Divulgação

 

Os estudantes da Escola de Música da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) visitam, nesta quinta-feira (5), a partir das 14h30, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Portando instrumentos de cordas e sopro, três grupos de jovens músicos vão mudar a rotina do complexo hospitalar, levando conforto e música a pacientes, visitantes e funcionários.

Estão previstos três recitais gratuitos em sequência: às 14h30, um quarteto de metais no hall do Centro Histórico-Cultural Santa Casa; às 15h30, um trio de cordas na recepção da emergência do Hospital Dom Vicente Scherer; e às 16h, um quarteto de violoncelos no pátio interno do complexo hospitalar. Cada apresentação tem duração de cerca de 20 minutos.

A visita marca a retomada do projeto Escola da Ospa na Comunidade após um hiato de mais de dois anos, por força da pandemia de covid-19.

Lançado em 2015, o projeto já promoveu mais de 90 apresentações de alunos não só em hospitais, mas também em escolas, lares de idosos, centros de assistência social e bibliotecas de Porto Alegre e da Região Metropolitana.

Ao mesmo tempo em que os estudantes praticam e compartilham o conhecimento adquirido na Escola da Ospa, também levam música a públicos que nem sempre têm acesso às salas de concerto e a locais onde normalmente a música não está presente.

Alguns dos espaços visitados nos últimos anos foram a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE), o Hospital da Criança Santo Antônio, o Presídio Central de Porto Alegre, o Asilo Padre Cacique e o Hospital Psiquiátrico São Pedro.