Reconectando

Cai para 35 mil número de clientes sem luz após ciclone no RS

As regiões do Estado mais afetadas são Porto Alegre e região metropolitana, Vale do Sinos e Litoral Norte.

O número de clientes sem fornecimento de energia elétrica caiu para cerca de 35,8 mil no Rio Grande do Sul. Ontem, o dia havia encerrado com 86 mil unidades consumidoras desconectadas. As regiões do Estado mais afetadas são Porto Alegre e região metropolitana, Vale do Sinos e Litoral Norte.

Conforme a CEEE Equatorial, o abastecimento de energia foi retomado para 383 mil unidades consumidoras. No entanto, 29 mil clientes seguem sem energia. As regiões mais afetadas são Metropolitana (23 mil consumidores) e Litoral Norte (5 mil). Os municípios mais impactados são Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Caraá e Santo Antônio da Patrulha.

A demora do retorno da luz para este grupo se deve, em grande parte, pela dificuldade ocasionada para religamento da rede, como queda de árvores, inundações e outros aspectos. Nas redes sociais, clientes da CEEE Equatorial reclamam da demora para a volta do serviço essencial. No entanto, ainda não há previsão de quando a situação será restabelecida por completo.

Já na área da RGE Sul, o fornecimento de energia vem se normalizando aos poucos. O número de instalações desconectadas da rede caiu para 6,8 mil. Os principais pontos ainda sem luz se concentram em Canoas e Gravataí, na região metropolitana. Além disso, a concessionária aponta que 2,8 mil clientes seguem com o fornecimento interrompido por motivos de segurança devido ao risco em áreas com alagamentos. Também não há previsão de quando haverá a normalização do abastecimento.