Uma força-tarefa do MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) autuou quatro mercados nos municípios de Imbé e Tramandaí, no Litoral Norte, na tarde desta terça-feira (7). Durante a ação, foram apreendidos em torno de 1,9 tonelada de alimentos impróprios para o consumo, além de produtos de limpeza vencidos e raticidas, de venda proibida em mercados.
Segundo o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva, coordenador do Gaeco – Segurança Alimentar (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), as principais irregularidades encontradas foram carne sem procedência, fracionada sem autorização e armazenadas em temperatura inadequada, e outros produtos com data de validade vencida. Os alimentos foram inutilizados para consumo, e as demais mercadorias tiveram apreensão cautelar para posterior descarte.
Os estabelecimentos de Imbé ficam em Mariluz e Santa Terezinha. Já os de Tramandaí ficam ambos em Nova Tramandaí. Além da autuação e das apreensões, um dos mercados teve a padaria e o açougue interditados em função das más condições de higiene, inclusive com presença de insetos e iscas para ratos.
A fora-tarefa faz parte do Programa Segurança Alimentar RS. Participaram da operação, além do Gaeco – Segurança Alimentar, a promotora de Justiça de Tramandaí Susana Cordero Spode; servidores do Gaeco – Segurança Alimentar; representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Tramandaí e Imbé; Divisão de Vigilância Sanitária/Secretaria Estadual da Saúde; 18ª Coordenadoria Regional de Saúde; Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor) e da Patram (Patrulha Ambiental da Brigada Militar).