zero a zero

Inter empata sem gols contra o Palmeiras

Time de Mano Menezes perdeu uma posição e é 11º colocado, com 22 pontos. O Inter volta a campo no próximo domingo, as 16h, contra o Bragantino. 

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

O Inter empatou em 0 a 0 com o Palmeiras, na noite deste domingo (16), no Beira Rio, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marcou a estreia no Gigante, para quase 42 mil colorados, do atacante equatoriano, recém contratado pelo Colorado, Enner Valencia. No fim, Enner não marcou, mas deixou boas impressões com boa movimentação e participação nas vezes em que o Inter foi ao ataque.

Com o resultado, o Inter termina o domingo na 11ª posição, com 22 pontos, podendo ser ultrapassado pelo Atlético-MG, que joga na segunda-feira (17) contra o Goiás. O próximo compromisso dos comandados de Mano Menezes pela competição nacional é contra o Bragantino, no domingo (23), às 16h, fora de casa.

Na partida, o Inter foi melhor no primeiro tempo, sobretudo devido à participação de Aránguiz no meio-campo. O time mostrou já ter recuperado parte do fôlego e foi sólido na marcação. No entanto, as chances foram escassas, para não dizer nulas. Segundo o SofaScore, o Colorado acabou a etapa inicial com três chutes no gol, porém nenhum realmente perigoso.

Inclusive a melhor chance do primeiro tempo foi do Palmeiras. Aos 19, Gabriel Menino chutou e John defendeu. No rebote, Veiga, na pequena área, chuta sobre o gol.

Segundo tempo

No intervalo, Mercado e Aránguiz pediram para sair. Entraram Campanharo e Nico Hernández. O resultado foi uma queda de rendimento do Inter na partida, principalmente no espaço deixado pelo meio-campista chileno.

Pelo segundo tempo, o vencedor deveria ser o Palmeiras. Segundo o SofaScore, foram 10 chutes a 3 do verdão na parte final do jogo. Uma destas chances, aos 13, exigiu defesa incrível de John, após a defesa colorada não conseguir rebater um lançamento e deixar Gabriel Menino chutar cara a cara com o goleiro da equipe gaúcha.

Aos 29, Mano Menezes promoveu a entrada do atacante Lucca no lugar de Wanderson. Mas quem chegou foi o Palmeiras, aos 32, em cabeçada de Murilo. Novamente John fez magistral intervenção.

Aos 43, o treinador do Inter mostrou audácia para vencer a partida. Colocou Luiz Adriano no lugar do volante Rômulo, arriscando mas deixando o meio-campo fragilizado.

Mas a sensação de que a partida terminaria empatada foi ganhando força. Houve tempo somente para Gabriel, o “Ruf Ruf”, entrar no lugar Enner Valencia, após 9 meses de recuperação de lesão no joelho.

Uma partida dura, que apontou ainda defeitos a serem corrigidos, mas que trouxe boas novas quanto a nítida melhora do elenco. Aránguiz deu mais dinamismo na marcação e no trato da bola e Valencia deu melhor presença no ataque. Ainda há o goleiro uruguaio Sergio Rochet e o meio-campo Bruno Henrique, com a janela ainda aberta.

Coletiva

Em sua fala, Mano Menezes considerou o primeiro tempo do time bom, com construção e qualidade. Mas reconheceu que, no segundo tempo, a equipe não conseguiu reproduzir o que havia feito na etapa inicial.

Mano atribuiu a queda de rendimento ao fato de Abel Ferreira ter feito os ajustes necessários no intervalo na equipe paulista, e, também, à saída de Aránguiz. O treinador relatou que o chileno recebeu uma batida forte e, até pelo tempo fora dos gramados, pediu para sair.

Sobre a projeção do time para o futuro, Mano disse que, em um cenário ideal, falta apenas um meia mais ofensivo para o lugar de De Pena, com mais consistência e chegada na frente. Para Mano, Maurício pode ser essa figura, mas se recupera de lesão.

A respeito de recentes pressões quanto ao rendimento do time, Mano disse que respeita as críticas, mas que quando repórteres passam a fazer campanha para derrubar treinador, trata-se de “canalhice”.

Escalações

Inter

  • John; Bustos, Vitão, Mercado (Nico Hernández), Renê; Rômulo (Luiz Adriano), Aránguiz (Campanharo); De Pena, Alan Patrick, Wanderson (Lucca); Valencia (Gabriel) – Técnico: Mano Menezes

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez, Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Rios); Artur, Raphael Veiga (Endrick), Jhon Jhon; Flaco López (Breno Lopes) – Técnico: Abel Ferreira

Cartões amarelos

Inter

  • Vitão.

Palmeiras

  • Gabriel Menino, Flaco López e Gustavo Gómez.

Arbitragem

Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Auxiliar: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Auxiliar: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (Fifa-RJ)