Hospital Conceição suspende visitas e cirurgias eletivas após surto de Covid-19

Serviço de Emergência da unidade de saúde também é afetado pelas medidas de restrição, atendendo apenas casos graves enviados pelo SAMU.

Um surto de Covid-19 fez que o Grupo Hospitalar Conceição suspendesse a autorização para visitas e a realização de cirurgias eletivas. A decisão de restringir atividades foi tomada na manhã desta sexta-feira (6), após reunião do Gabinete de Gerenciamento de Crise do GHC.

Conforme a entidade, sete enfermarias do Hospital Nossa Senhora da Conceição registraram casos da doença causada pelo vírus Sars-Cov-2. Nenhum dos casos foi registrado na ala Covid. Ou seja, houve contágio de pacientes e enfermeiros em ambientes que não deveriam ter a presença do coronavírus.

Os casos foram detectados nesta semana. Ao menos 24 pacientes e oito funcionários, de diversos setores, testaram positivo para Covid-19. Amostras foram colhidas para identificação se não se trata de contágio pela variante Delta do coronavírus.

O gestor municipal e estadual serão oficiados das decisões do gabinete de gerenciamento de crise.

Medidas para frear o contágio

Para frear o surto de Covid-19, o Gabinete de Crise do GHC tomou cinco medidas. Além de suspender as visitas por tempo indeterminado no Hospital Conceição, a Emergência do Hospital Conceição atenderá somente casos graves, enviados pelo SAMU.

Foi decidido que as cirurgias eletivas estão suspensas no Hospital Conceição por 15 dias, exceto casos graves e cirurgias oncológicas. As novas internações estão suspensas no Hospital Conceição até que se controle os surtos. Também foram suspensos, temporariamente, os exames ambulatoriais no Hospital Conceição, como endoscopia, tomografia, medicina nuclear, etc.