SALVE VIDAS

Hemocentro faz pedido por doação de sangue em Porto Alegre

O Hemocentro do Estado distribui sangue e derivados para cerca de 40 hospitais. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.

Homem está em uma cadeira, em ambiente hospitalar, com o braço esquerdo estendido enquanto faz doação de sangue. Ele segura uma bolinha vermelha.
Foto: Karine Viana/Palácio Piratini.

O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul está a pedir doações de sangue de todos os tipos, preferencialmente dos tipos O positivo ou negativo. O mês de Junho é o que se comemora, no dia 14, o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Atualmente, o Hemocentro do Estado distribui sangue e derivados para cerca de 40 hospitais. São necessárias cerca de 100 bolsas de sangue doadas todos os dias para suprir a demanda. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.

A doação de sangue e seu processamento são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes, que necessitam de cirurgias ou outras situações clínicas.

A Secretaria da Saúde afirma que, se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na avenida Bento Gonçalves, 3722, bairro Partenon, em Porto Alegre. A pessoa interessada pode agendar a doação pelo site da Secretaria Estadual da Saúde, ou pelo WhatsApp 51 98405-4260.

Requisitos para doar sangue

– Estar em boas condições de saúde;
– Apresentar documento oficial de identidade com foto;
– Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão – estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
– Pesar no mínimo 50 kg com desconto de vestimentas;
– Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.