EM PELOTAS

29ª Fenadoce encerra com mais de 300 mil visitantes e 1,8 milhão de doces vendidos

A 29ª Fenadoce, em Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul, superou a última edição.

Foto: Rosana Klafke/Agora RS

A 29ª Fenadoce, em Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul, encerrou neste domingo (18) superando a última edição do evento em número de público.

Com 314 mil visitantes e 1,8 milhão de doces comercializados, o evento, que neste ano teve como tema “Doce Sabor da Infância”, também registrou outras marcas importantes, como o crescimento de 40% em relação ao ano passado no volume de vendas da Feira da Agricultura Familiar, que somou mais de R$ 1,6 milhão.

Entre as excursões, foram mais de 800, contabilizando ônibus de várias localidades do Rio Grande do Sul, de outros estados brasileiros e do Uruguai e grupos dos Estados Unidos. As visitas escolares totalizaram 63 mil alunos da rede pública de ensino de toda a região.

“Temos a certeza de que essa edição foi um sucesso completo, seja em número de público, em negócios ou cultura. Vivemos dias intensos e estamos muito felizes em saber que a Fenadoce movimentou a economia de toda a cidade, os hotéis estavam com lotação máxima e milhares de turistas conheceram o que é a nossa cultura. A missão da Fenadoce é justamente essa, e temos conseguido alcançá-la”, destaca Daniel Centeno, Conselheiro Gestor da CDL Pelotas e membro da Comissão Organizadora da feira.

Doce mais vendido

A disputa entre os doces mais vendidos esteve novamente entre o quindim e o bombom de morango, que ficaram no topo dos preferidos dos visitantes.

Segundo a Presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Simone Bica, o sentimento é de dever cumprido.

“Foi mais um ano de sucesso e realizações na Fenadoce e que apontam novos negócios após ela também. Encerramos com sentimento de gratidão com tudo aquilo que passou e já pensando na próxima”, avalia, agradecendo os esforços da CDL Pelotas para fornecer tudo que foi necessário ao trabalho das doceiras.

Mascote 

A 29ª Fenadoce foi histórica para a Formiga, mascote da feira há 15 anos e que conquistou o coração de todos os visitantes, tornando-se um símbolo inclusive de Pelotas.

No início do evento foi lançado o concurso para escolher o nome da Formiga através de sugestões enviadas pelo público no site da Fenadoce. A Comissão Organizadora da feira elegeu os dez melhores, que foram à votação popular.

O nome vencedor foi anunciado no último domingo: Docília. A primeira pessoa a propor o nome foi a professora de Educação Física Talita Bastos Formentin, que compareceu na feira para receber doces e tirar fotos com a Formiga.

“Pensei em associar uma coisa com nome de doce, então já pensei em ‘Docília’. Fiquei muito feliz por ter sido o nome que vai representar a feira. Eu sempre vim na Fenadoce. Comecei a vir ainda quando eu era estudante, com a escola. Agora, também sempre venho com os alunos, porque sou professora da rede municipal, explica Talita.