PROGNÓSTICO

RS terá dois dias de sol e calor até o retorno da chuva

Expectativa é que, nos dois dias de tempo mais firme, se intensifiquem ações de salvamento e reparos emergenciais

Crédito: Julio Ferreira / PMPA
Crédito: Julio Ferreira / PMPA

Uma borda que vai do extremo sul, passa pela Campanha e vai até a Fronteira Oeste está sob alerta amarelo de tempestade do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) até o meio dia de amanhã (6). Nestas regiões deve chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e possível queda de granizo.

No restante do Estado a previsão é de tempo firme. A previsão é que os dois próximos dias serão de calor, o que deve favorecer a evaporação da água. Por isso, a expectativa é intensificação das operações de salvamento e também de reparos emergenciais.

Também há previsão de aumento do vento norte. Ainda que não tão forte, ele favorece o fluxo da água em direção a Lagoa dos Patos, intensificando a diminuição dos nível das águas.

Na quarta, porém, volta a chover com mais intensidade no Sul, na Campanha e na Fronteira Oeste. Os acumulados podem chegar a 100mm. Esta chuva chegará ao nordeste do Estado, porém em menos volume.

Também na quarta-feira (8), o vento deve mudar de direção e o tempo esfriar. Em Porto Alegre, as mínimas ficarão na casa dos 16°C. Assim, mesmo com dois dias de sol, a tendência é que o nível do Guaíba, por exemplo, permaneça oscilando em patamares altos por alguns dias.

A expectativa do Inmet é que o quadro se estabilize na medida que o tempo esfrie. Isso deve ocorrer nas proximidades da segunda quinzena de maio. Contudo, ainda tratam-se de projeções. Haverá mais certeza na medida que os dias passem.