NÚMEROS DA TRAGÉDIA

Enchentes no RS: número de mortes sobe para 151

Conforme a Defesa Civil do Estado, 104 pessoas são consideradas desaparecidas por causa das chuvas e enchentes no RS.

CANOAS, RS, BRASIL, 06.05.2024 - Ação do Corpo de Bombeiros no bairro Mathias Velho em Canoas. Crédito: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
CANOAS, RS, BRASIL, 06.05.2024 - Ação do Corpo de Bombeiros no bairro Mathias Velho em Canoas. Crédito: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizou o número de mortes relacionadas com o evento climático extremo que atingiu o Estado entre o fim de abril e o início de maio.

Conforme o boletim, divulgado às 9h da manhã, o número de óbitos chegou a 151. O total de feridos segue em 806.

Outras 104 pessoas são consideradas desaparecidas pelas autoridades. A Defesa Civil do Estado orienta as pessoas a verificarem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a orientação é procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos.

A lista de óbitos e de desaparecidos está disponível no site da Defesa Civil do Estado.

As operações de salvamento no Estado resultaram na retirada de 76.620 pessoas de áreas de risco. O número de animais resgatados é de 11.932.

Mais de 2,2 milhões de gaúchos em 458 municípios foram afetados pelas chuvas e enchentes que assolaram o Estado. O balanço da Defesa Civil aponta 77.199 pessoas em abrigos e outras 538.164 acolhidas nas casas de familiares, vizinhos ou amigos.