Obituário

Ex-ministro Sepúlveda Pertence morre em Brasília, aos 85 anos

Advogado e ex-procurador-geral da República, ele ocupou cadeira na corte de 1989 a 2007.

Ministro Sepúlveda Pertence presente na sessão de despedida do ministro Luiz Fux da presidência do STF. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Sepúlveda Pertence morreu neste domingo (2), em Brasília, aos 85 anos. O advogado e ex-procurador geral da República estava internado no Hospital Sírio Libanês, na capital federal.

Pertence foi promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Em 1969, foi cassado do MP pela ditadura militar. Foi secretário Jurídico no STF, no gabinete do ministro Evandro Lins e Silva, e procurador-geral da República.

Em 1989, foi indicado para o STF pelo presidente José Sarney (21/04/1985-14/03/1990). Ficou na Suprema Corte brasileira até 2007, quando se aposentou e voltou para a exercer a advocacia.

“É triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF. Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós”, escreveu o ministro Luís Roberto Barroso em uma rede social.

O velório será na sede do Supremo, a partir das 10h de segunda-feira (3), e o sepultamento no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.