Equipamentos do Hospital Parque Belém são requisitados pela Prefeitura de POA

Equipamentos médicos pertencentes ao Hospital Parque Belém, na zona Sul, estão sendo requisitados pela Prefeitura de Porto Alegre. Decreto foi publicado no Diário Oficial do município.

Equipamentos que fazem parte da estrutura do Hospital Parque Belém, na zona Sul, estão sendo requisitados pela Prefeitura de Porto Alegre. Os materiais serão utilizados para leitos em hospitais da Capital. A autorização do uso dos bens móveis terá validade enquanto perdurar a situação de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19.

A Associação Sanatório Belém, que administrava a instituição, encerrou as atividades em 2017. A partir de 2018, o prédio do hospital até chegou a ser alugado para o Complexo Hospitalar São Miguel. Porém, houve pendências e a estrutura seguiu desocupada.

O Hospital Parque Belém foi fundado em maio de 1940 por um grupo de médicos, com o apoio da comunidade, com o objetivo de tratar os doentes da tuberculose. Equipamentos adquiridos por meio de convênios com o Ministério da Saúde ou de emendas parlamentares estão sem uso no hospital.

Dentre os equipamentos do Parque Belém exigidos pela administração municipal estão respiradores, camas hospitalares, desfibriladores, eletrocardiogramas, aparelhos de raios X e monitores multiparamédicos. Lavadoras extratoras de roupas hospitalares, vídeos endoscópios, secadoras de roupas hospitalar, focos cirúrgicos de teto com iluminação e até cadeiras do hospital podem ser usadas pela Prefeitura. A lista completa pode ser conferida no Diário Oficial de Porto Alegre.