As Eleições Gerais de 2 de outubro estão chegando com mudanças em várias seções das zonas eleitorais. Prédios que antes abrigavam locais de votação foram fechados pela pandemia e substituídos por outros locais, com maior acessibilidade à população. Por conta disso é preciso que você fique atento ao seu local de voto.
A consulta ao local de votação é rápida, simples e gratuita. Ela está disponível por diversos meios, seja no Portal do TSE ou por aplicativos da Justiça Eleitoral. Confira abaixo o passo a passo de como descobrir o local de votação.
Consulta pelo portal do TSE
Através do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é possível encontrar seu local de votação através da página principal. Para isso, você precisa ir até a área “Eleitor e Eleições“, na parte superior do site, caso você esteja usando computador. Pelo celular, é preciso clicar no menu hamburguer no lado direito da tela, próximo ao ícone de pesquisa. Ao clicar nesse tópico, a pessoa será redirecionada para dois menus: em “Eleitor“, é só clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais“, que é o sétimo da lista.
Conforme o TSE, a página oferecerá uma série de opções, que vão desde a simples consulta ao local de votação até a pesquisa aos locais de votação para quem solicitou o voto em trânsito e, ainda, o voto em trânsito de quem é militar e servidores da Justiça Eleitoral que estarão em serviço no dia da eleição. Para receber o local de votação, você deve preencher nome, número do título de eleitor ou CPF; data de nascimento; e o nome da sua mãe (se constar no documento de identificação).
Feito isso, a página indicará o resultado com o número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.
Consulta pelo e-Título
Quem já aderiu ao aplicativo e-Título, a via digital do título de eleitor, acessa o local de votação de forma mais simples. Para realizar a consulta, basta entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em “Onde Votar“, a segunda do menu inferior do app.
Ao clicar nessa opção, uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, zona e endereço. Além disso, um mapa será mostrado ao fundo. Ao clicar sobre a opção “Ver Rotas“, o aplicativo vai perguntar se pode abrir o navegador ou aplicativo de mapas do seu dispositivo para indicar a rota do seu local de votação.
Consulta do local de votação por Chatbot
Parceria do TSE com o serviço de mensagens WhatsApp, o assistente virtual está disponível desde 2020 e oferece, entre os serviços disponíveis, a consulta ao local de votação. E funciona de forma simples: basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos do Bot.
A consulta ao local de votação deve ser feita da seguinte forma: no menu principal, basta clicar em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos“. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor“, basta escolher a opção “Local de votação“. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.
Ao inserir qualquer um desses dados, juntamente com a data de nascimento e nome completo da mãe, o aplicativo apresentará o resultado, com as informações sobre o domicílio eleitoral – zona, seção, local, endereço e município –, bem como com um mapa que indica, com precisão, o local onde a eleitora e eleitor devem comparecer para votar no dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições 2022.