Gastronomia

Como criar uma adega em casa

Ter uma adega em casa é o sonho de muitos, em especial dos enófilos, apaixonados por vinhos. Além dos vinhos, outras bebidas podem ser incluídas no acervo pessoal como espumantes, champagnes, whiskies e cervejas especiais. Cada uma delas traz diversidade, mas também revela a individualidade e os gostos de cada pessoa.

Obter a adega própria não é exatamente uma tarefa fácil. Diversos aspectos devem ser levados em consideração, como o espaço ideal, o controle de umidade e temperatura, a luminosidade, além da organização e armazenamento correto dos rótulos. É importante fazer pesquisas e alinhar com as necessidades e preferências de cada pessoa. A opinião de um arquiteto ou de algum profissional qualificado pode facilitar esse processo de escolha e decisão.

Tipos de adegas

Para começar, é importante destacar os diferentes tipos de adegas disponíveis no mercado atualmente. Achar o formato ideal depende das necessidades, dos objetivos, das preferências e do valor que cada pessoa deseja investir neste sonho. Confira os diferentes tipos a seguir:

Adegas de parede

São projetadas, como o nome sugere, para serem instaladas nas paredes. Em geral, são feitas para ocupar pequenos espaços e, por isso, são perfeitas para apartamentos e casas menores. Geralmente feitas em madeira ou vidro, estas adegas trazem um charme único e um aconchego especial. A criatividade não tem limites.

Adega de parede (Imagem Canva)

Adegas climatizadas

As adegas climatizadas possuem um design moderno e são perfeitas para inúmeros projetos arquitetônicos. Elas podem ser termoelétricas, onde um dispositivo eletrônico usa corrente elétrica para gerar um gradiente de temperatura dentro do equipamento.

Também pode ser com compressor, onde o sistema de refrigeração se assemelha aos refrigeradores convencionais, sendo ideais para colecionadores de vinho que desejam preservar e envelhecer seus rótulos em condições ideais de temperatura e umidade.

A depender do tamanho podem comportar de cinco a 50 garrafas, que devem ser armazenadas em temperatura ideal para manter o sabor e a qualidade dos vinhos, em geral deve ser entre 12ºC e 18ºC e umidade entre 60% e 80%.

Adega Climatizada (Imagem Canva)

Adegas embutidas

A grande vantagem das adegas embutidas é que podem ser personalizadas de acordo com as preferências e as necessidades do proprietário. O tamanho, a capacidade de armazenamento, as prateleiras e até a iluminação podem ser planejadas.

Podem ser construídas embaixo de uma escada, em uma parede vazia na sala de estar ou no interior de um móvel, para aqueles que não querem ocupar espaço visualmente ou chamar atenção. A desvantagem desse tipo de adega é que o processo de instalação é mais complexo e pode ser mais caro. Mas os resultados sempre valem a pena.

Adega Embutida (Imagem Canva)