Rio Grande do Sul - O CIRA/RS (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado do Rio Grande do Sul) deflagrou uma operação em três cidades gaúchas na manhã desta quinta-feira (23). O objetivo é apurar irregularidades envolvendo um grupo empresarial que atua na industrialização de bebidas. As autoridades não divulgaram o nome da indústria investigada.
As investigações apontam que o grupo praticava sonegação de ICMS e não recolhimento doloso do imposto estadual declarado. A estimativa de prejuízo é superior a R$ 200 milhões aos cofres públicos.
Durante a ação, os agentes cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em empresas e residências localizadas em Porto Alegre, Torres e Santa Maria. Houve o bloqueio de valores em contas bancárias dos investigados, que somam mais de R$ 200 milhões. A ação contou com o apoio da Brigada Militar.
Esquema e irregularidades
A operação é resultado de um Procedimento Investigatório Criminal instaurado pela Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre – Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária. A abertura do processo ocorreu após a Receita Estadual enviar relatório indicando indícios de coordenação ilícita entre diversas empresas do grupo.
Entre as práticas constatadas estão uso de laranjas para gestão de empresas; movimentação de recursos em contas de terceiros; e confusão patrimonial, dificultando a identificação de bens e valores.
Conforme as autoridades, a dívida tributária acumulada pelo grupo empresarial está entre as cinco maiores do Estado.