A Receita Estadual do Rio Grande do Sul deflagrou nesta segunda-feira (28) a Operação Gelatus II. A ação visa o combate à sonegação de ICMS e à concorrência desleal no setor da indústria alimentícia de sorvetes.
Equipes do Grupo Especializado Setorial de Supermercados e Alimentos analisam cerca de R$ 30 milhões em operações com indícios de irregularidades fiscais. O nome da empresa investigada não foi divulgado.
As investigações tiveram início após diversas autuações da empresa no trânsito de mercadorias sem documentos fiscais. Conforme a Receita Estadual, a prática prejudica a arrecadação pública e gera concorrência desleal, penalizando empresas que cumprem corretamente suas obrigações tributárias.
O objetivo da operação é realizar buscas e apreensões de documentos e provas que subsidiem os procedimentos de auditoria fiscal.
Mais operações estão previstas
A Receita Estadual afirmou que está intensificando ações contra fraudes fiscais e planeja novas operações nos próximos meses, abrangendo outros setores da economia.
As operações têm como meta recuperar valores sonegados, proteger contribuintes regulares e aprimorar o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul.