Cotidiano

SSP deflagra segunda fase da "Pulso Firme"; 20 presos são transferidos

Conforme a SSP, as transferências ocorrem após o pedido dos presos, que eram ligados a uma facção criminosa que teve um dos mandantes morto em agosto.

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) deflagrou, nesta segunda-feira (4), a segunda fase da Operação “Pulso Firme”. Ao todo, 160 presos serão transferidos dentro do próprio sistema prisional gaúcho, mas apenas vinte trocaram o local onde cumprem suas penas.

Conforme a SSP, as transferências ocorrem após os presos, que eram ligados a uma facção criminosa que teve um dos mandantes mortos em agosto, montarem um “acampamento” em um dos pátios da cadeia. Alguns deles chegaram a pedir a troca de pavilhão, o que não foi permitido.

Vinte presos da Cadeia Pública de Porto Alegre, novo nome do Presídio Central, foram para unidades de Charqueadas (10) e Arroio dos Ratos (10). Outros 140 detentos estão sendo realocados dentro da própria cadeia.

A ação teve por mobilizou 490 servidores. Realizaram a segurança da extração 340 policiais da Brigada Militar, sendo que 210 eram do BOE (Batalhão de Operações Especiais) e os outros 130 de batalhões de área. 150 agentes da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) realizaram as transferências.

Conforme a própria SSP, a transferência, que prossegue até o final da manhã, foi bem sucedida. “Precisamos mudar a realidade do sistema prisional. Para tanto, estamos trabalhando no sentido de desarticular as fracções”, destacou o secretário Cezar Schirmer.